VITAL FARIAS

VITAL FARIAS

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Vital Farias em Picos fez duras criticas a Lula e defendeu o MST

Publicado em: 25.10.2009 às 11:46:18 copiado do site: http://www.riachaonet.com.br/materia.php?id=12882


http://genesis.brasilportais.com.br/webroot/img/arquivos/DSCF6989.JPG


Vital Farias não economizou críticas ao presidente Lula e saiu na defensiva do Movimento dos trabalhadores sem Terra –MST. Acompanhe a entrevista.
 








Por Evandro Alberto
O cantor e compositor paraibano, natural de Taperoá, Vital Farias. Com mais de 30 anos de carreira, o músico é autor de alguns dos mais belos temas do cancioneiro nordestino, como Ai que Saudade de Ocê  , Saga da Amazônia, Bate com o Pé o Xaxado , Eu Sabia, Sabiá  e Veja (Margarida) entre outras composições que ganharam o Brasil na voz cantores famosos da música regional, como Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Alceu Valença, Zé Ramalho, Xangai e Elomar entre outros .
Vital Farias esteve em Picos e foi recepcionado pelo secretário de municipal de governo de Picos, João Bosco de Medeiros. A amizade dos dois já conta mais de 10 anos, após terem se conhecido no terminal rodoviário na cidade de Picos,  ocasião em que Vital pernoitava para seguir viagem cumprindo sua agenda de shows pelo Nordeste. Naquela oportunidade João Bosco o convidou para se hospedar em sua residência. O conterrâneo paraibano aceitou o convite e a amizade foi definitivamente construída.  

De passagem,  indo para a cidade de Oeiras onde proferiu palestra ,a tarde  na Câmara de Vereadores,  na sexta-feira(23) e cantou para milhares pessoas durante o VI Festival de Cultura, evento tradicional que acontece na primeira capital do Piauí, Vital aproveitou a oportunidade para rever o amigo João Bosco. Eles aproveitaram para saborear o tradicional bode assado com macaxeira,  acompanhado de uma boa cerveja gelada  e é claro a tradicional montila. Após o passeio, Vital seguiu para a residência de João Bosco onde ficou hospedado e fez uma demonstração de seu talento, tocando vilão e cantando as suas músicas mais conhecidas. Após a apresentação, ele concedeu uma  entrevista polêmico e exclusiva para o site riachaonet  através da qual ele falou de política , movimentos sociais e mídia. 
REPÓRTER : O senhor militou politicamente no partido dos  trabalhadores-PT, ao lado de Luis Inácio Lula da Silva, embora tenha deixado a agremiação partidária ainda por volta de 2002 quando o partido chegou ao poder com a eleição de Lula a presidência da república. Que avaliação o senhor faz da administração de Lula e do partido dos trabalhadores no poder.
VITAL FARIAS:  Eu poderia usar palavras que o  João Pedro Estedley ( MST) Frei Beto e de outras pessoas , mas vou usar as minhas próprias palavras, eu acredito que o Luis Inácio Lula da Silva que se encontra desde 2003 no poder é outra pessoa completamente  diferente daquela que nós conhecíamos  nas década de 70 e 80. Essa transformação se deve ao fato de tanto ele como o partido dos trabalhadores  falarem muita coisa e  não terem um projeto de transformação social correto e nem coragem suficiente para fazer as transformações necessárias. Ele se aliou aos poderosos que ele mesmo combatia e em seguida passou a dar migalhas  a população de baixíssima renda  viciando as pessoas pobres  a não trabalharem  por conta da migalha que recebe. 


REPÓRTER : Que comparativo o senhor faz do presidente Lula em relação a outros governantes socialistas que chegaram ao poder na America latina?
VITAL FARIAS: Basta olhar a para Evo Marales na Bolívia  e Hugo Chavez na Venezuela porque são pessoas que se fortaleceram e não traíram o seu povo , eles estão transformando e executando o projeto político que eles acreditam, diferente de Lula que se juntou aos poderosos. Em relação a Venezuela e a Bolívia a mídia tem sido perversa, fascista porque eles estão apenas pegando os grandes e dando tratamento igual aos pequenos, em quanto aqui no Brasil os grandes não pegam nem uma Ave Maria  de penitência. Lá nesses países os governantes  estatizam as fábricas e isso afeta os poderosos e suas riquezas e por conta disso,  mídia os chamam de ditadores, mas na verdade não são.  Eles são apenas homens corajosos que não traíram seus ideais.  
REPÓRTER: Na sua opinião, o  Lula presidente traiu a ideologia socialista defendida por ele na época em que era sindicalista no ABC?
VITAL FARIAS: Ele não só traiu a ideologia socialista e o seu partido dos trabalhadores, mas o povo brasileiro. Ele se aliou aos poderosos e esqueceu os pequenos, abandonou  a ideologia socialista que ele se dizia ter e acreditar.
REPÓRTER: O senhor migrou do PT para o PSOL  e agora para o PCB,  o que o levou a deixar o PSOL para integrar o partido comunista brasileiro, já que o PSOL havia arrebanhado os dissidentes petistas ? 
VITAL FARIAS:  Eu resolvi entrar no PSOL através de convite da senadora Eloisa  Helena, pessoa séria e caráter forte. Fui candidato a senador na eleição de 2006  pelo Estado da Paraíba, onde tive mais de 100 mil votos.  Mas o partido é muito jovem com muitas contradições  e muitos erros arcaicos  e que os partidos mais antigos não tem erros partidários arcaicos, por isso achei que deveria ir para um partido com o PCB que tem como referência Luis Carlos Prestes, Fubá, Gregório Bezerra, João Pedro Teixeira e Margarida Alves que perderam a vida dando  exemplo de luta.  As contradições do PSOL são gritantes,  por isso eu deixei do partido no mês passado.
REPÓRTER:O senhor pretende disputar cargos eletivos pelo Partido Comunista Brasileiro-PCB que seu ingresso na sigla se deu nomes de setembro de 2009?
VITAL FARIAS: Sim, existe uma grande possibilidade de disputar mais uma vez o cargo de senador pela Estado da Paraíba nas eleições de 2010. Agora pelo partido PCB que é um partido antigo e que tem menos contradições do que o PSOL que tem muitos erros. 
REPÓRTER:O senhor falou sobre eleições  2010 que avaliação o senhor faz das pré-candidaturas presidenciáveis postas até o momento?
VITAL FARIAS: olha eu não sei o que vai acontecer em nível legal no sentido das leis , mas se houver fiscalização a Dilma não ganhará, mas o Serra e Aécio Neves também é trocar 6 por meia dúzia e seria muito ruim esse povo voltar. Quem sabe a dinâmica do tempo possa trazer uma novidade e quem sabe a Marina e a Heloisa juntas, uma opção né ?
REPÓRTER:  O presidente Lula fala sobre os avanços do país e destaca o pré-sal como o senhor ver esses avanços ?
VITAL FARIAS: O Brasil mudou muito só nas TVs e nas pesquisas compradas. Nem o próprio  pré-sal  é do tamanho que eles falam que é , aquilo é uma grande balela, uma grande fantasia dramatizada em milhões de atos e aquilo é uma maneira de anestesiar a população para poder continuar no poder, mas mais cedo ou mais tarde o povo vai ver que esse projeto não passa de uma grande ilusão.
REPÓRTER: o senhor é uma espécie de conselheiro do MST, o que mudou na estrutura do movimento nos últimos 12 anos?
VITAL FARIAS:No governo FHC o movimento sem terra estava dividido e não conseguiu atingir o objetivo que era a reforma agrária. Os integrantes passaram a depositar confiança em Lula apoiando o seu projeto político, mas ele é muito fraco de coragem e não teve força para fazer a reforma agrária que era uma das promessas de campanha.  Lula vai deixar o poder sem fazer a reforma. O líder do movimento sem terra, José Rainha era lulista até o indez,  mesmo embora o Rainha  não esteja mais na liderança  do movimento, então isso,  pode mudar um pouco a proximidade com Lula, mas  acho que ele  não pode negar um movimento que o apoiou a vida toda. O MST está tentando se fortalecer buscando a unidade, mas com certeza enquanto o Lula estiver no poder o movimento vai ficar meio sim e meio não.
REPÓRTER: O MST tem adquirido a fama de baderneiros e violentos fazendo invasões,  inclusive cometendo crimes contra a vida , como aconteceu recentemente no Pernambuco. Como conselheiro do Movimento  o senhor defende ser  invenção da mídia fascista as ações truculentas do MST mostradas nos principais telejornais do país e a quem isso interessa?
VITAL FARIAS:  As leituras que são feitas do MST como baderneiros estão equivocadas. Pois pode existir excesso em qualquer canto, na polícia há excesso, muitas vezes um policial faz uma maldade ou perversidade com um cidadão, mas a polícia no geral ou a corporação não pode ser entendida como perversa ou truculenta. Quem é que dá notícia dos 19 mortes no Eldorado dos Carajás e ou outros mais que morreram a exemplo do Chico  Mendes,  Padre Josino, Wilson Pinheiro e muitos outros que  a justiça até hoje não deu resposta.
REPÓRTER: O senhor nega que o MST seja violento, recentemente a imprensa nacional mostrou um episódio que se resultou na morte de duas pessoas em uma fazenda no Pernambuco. Aquele episódio foi uma maquiagem da mídia?
VITAL FARIAS: Eu acho que a sua pergunta é capciosa, ou no mínimo quer eu seja advogado do diabo. Se realmente houver crime que os culpados sejam punidos. Mas o que há muito é um complô da mídia e do povo do agronegócio e dos grandes latifúndios que querem aniquilar o MST. Quando é uma pessoa grande a justiça tem dificuldade de julgar, mas quando é um pequeno a coisa acontece bem rápido. Os sem terra são punidos coitados não tem dinheiro para advogado defendê-los, mas os que mataram o sem terra em Eldorado ainda estão livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário