VITAL FARIAS

VITAL FARIAS

domingo, 5 de agosto de 2012

Vital Farias e o beija-flor no ninho!


Vital e o Beija- Flor é o reconhecimento do autor, pelo passarinho que desde o tempo de menino, lhe dava muita inspiração e ao mesmo tempo, como criança ficava encantado com um passarinho tão lindo e tão pequenininho, voar em todos os sentidos e brilhar como um diamante>!  É  A PRESENÇA DE DEUS NA  PERFEIÇÃO DA VIDA.!

http://www.fnt.org.br/fotos/VIfestival/4055956134_c894527526-19_O.jpg

3 comentários:

  1. ACREDITO, QUE....: QUEM SALVA BRASILIA,MUITO MAIS QUE A SUA ARQUITETURA ALONGADA E SOLITÁRIA,SÃO ESSES OLHARES HUMANOS QUE HABITAM E QUE SE CONSTROEM NAS FOTOGRAFIAS E NAS RETINAS DOS SONHADORES BENFAZEJOS QUE VOAM,VOAM, NAS SUAS POESIAS NOS SEUS,(DIA A DIA) COM INFINITOS OLHARES PENDURADOS, QUE ENXERGAM COM O CORAÇÃO E COM OS OLHOS, A BRASILIA OFICIAL ARQUITETÔNICA, PORÉM,SEM PERDER DE VISTA, O CINTURÃO DO VERDE, NEM A VERDADE QUE QUEIRAM OU NÃO, AS CIDADES SATÉLITES QUE COMPÕE O QUADRO DE AFLIÇÕES QUE nos consome,COMPÕEM SEU PRÓPRIO CENÁRIO QUE "O PRÓPRIO PEDRO AMÉRICO NÃO PINTARIA.! TALVEZ"......PARA PINTÁ-LO.FOSSE PRECISO, A DOR DE TODOS OS TORMENTOS, DOS HOMENS QUE CIRCUNDAM O ENTORNO DE BRASÍLIA E POR CONSEGUINTE,O ENTORNO DO PLANETA TERRA.!!!
    ASSIM SEJA! AMÉM !

    ResponderExcluir
  2. BRASÍLIA, A CAPITAL FEDERAL E SEUS ENTORNOS MALDITOS..!
    Vital Farias.


    1. Brasília no meu entender,é huma SOLUÇÃO, Arquitetônica,Sonhada na época em que A Classe Média Carioca, e seus Arquitetos e Engenheiros, Redescobririam Uma Invenção que se Chamada de "AEROPLANO".!!!
    POR ISSO A Arquitetura de Oscar Niemayer e Lucio Costa, imbuídos dessa nova realidade da AVIAÇÃO como Transporte Moderno, naquela ocasião,construíram huma Aeronave “Apregada no Chão”,em Pleno Planalto Central! Com as respectivas Asas:Asa Norte e Asa Sul.!
    Juntamente com o presidente Juscelino dando ASAS a Imaginação,DENOMINADA DE ”PLANO PILOTO”!
    Acredito que a beleza estampada nas Belíssimas fotos, do Fotografo, BENTO VIANA, na sua maioria ,dão hum efeito espetacular e impressiona aos Olhares mais Míopes que possam existir nas Vistas Aéreas de huma Magnitude exemplar! “BRASÍLIA NOTURNA E FOSFORECENTE “!
    È preciso dizer Alto e em Bom Som, que, a “ARQUITETURA BRASILIENSE” Projetada, por esses dois “ICONES” a rigor, não "fôra "traçada,como HUMA PREOCUPAÇÃO BRASILEIRA.!! ,ISTO, ESTÁ BEM CLARO.>!Talvez por isso, o seu valor como Patrimônio Cultural, NÃO CONTEMPLE, NEM SE LEGITÍME, COMO CULTURA ESPECÍFICA DE HUM POVO....POVO BRASILEIRO.!
    Na sua EDIFICAÇÃO PORTENTOSA, HÁ NO MEU ENTENDER, ARROUBOS DE ARROGÂNCIA! Fruto de Hum EQUÍVOCO, QUE SE ESTANDARTIZA:
    1)-Na proposta IMEDIATISTA,do então, Presidente da República,Dr JUSCELINO KUBITCHEK DE OLIVEIRA,(Cincoenta Anos em Cinco).!
    2)-A ASCENSÃO DA CLASSE MÉDIA COM A PROPOSTA "ESNOBE""BOSSANOVÍSTICA".! ÉPOCA QUE O RIO DE JANEIRO,(A Cidade Maravilhosa”CENTRO DAS ATENÇÕES ARTÍSTICOS-CULTURAIS, DE HUM PAÍS CHAMADO BRASIL.!AINDA CAPITAL FEDERAL, ( de saudosa memória ao longe, No meu entender até então Criança/Adolescente.)

    ResponderExcluir
  3. Assim, os Dois ARAUTOS da Arquitetura e da Engenharia, naquela ocasião, talvez inconscientemente, tenham construído o que se pode chamar sem sombra de Dúvidas de:
    “O PRIMEIRO CONDOMÍNIO FECHADO BRASILEIRO PARA PESSOAS DE FINO TRATO.!”
    Quanto aos trabalhadores denominados de “KANDANGOS” MALTRATADOS E OBRIGADOS QUE FORAM, LOGO EM SEGUIDA, A EVACUAR DO TERRITÓRIO OFICIAL, DEPOIS DA CONCLUSÃO DA RECEM INAUURADA-CAPITAL FADERAL !
    A PARTIR DAÍ, É QUE FORAM SURGINDO "A VERDADEIRA FACE DE HUMA "ARQUITETURA IMPERFEITA,GRANDIOSA E DESIGUAL ,NO SEU ENTORNO (Vejam por favor, O Documentário do Mestre Cineasta; Prof:Vladimir Carvalho.!""COMPANHEIROS VELHOS DE GUERRA.!"")
    È incontestável o seu valor como tentativa Arquitetônica inovadora .!! .No entanto, a sua Aparência,tem um quê de, hum Lugar que a rigor,não fora preparado para a "MESTIÇAGEM BRASILEIRA".!
    HUMA HABITAÇÃO PARA "FIDALGOS"!
    PESSOAS DE FINO TRATO!
    INFELIZMENTE, NINGUÉM FOGE DO DESTINO E LOGO EM SEGUIDA, VIERAM AS EDIFICAÇÕES POPULARES, Daqueles que,não tendo onde cair mortos, e também,sem a menor preocupação dos que estavam contemplando os SEUS PRÓPRIOS UMBIGOS,”…!
    A verdade é que os milhares de TRABALHADORES,VINDOS DE TODOS OS Rincões do País,, não estavam incluídos em nenhum Plano,de Arquitetura e/ou de Engenharia, por mais simples que fosse.!
    E logo em seguida, foram obrigados a Evacuar,(Aqui,.. me vem a Lembrança Auspiciosa do FILME<”MILAGRE EM MILÃO” DE VITÓRIO DE SICA”Palma de Ouro do Festival de CANNES) e que por não terem ASAS PARA VOAR (O que não seria Hum PARADOXO!)FORÇOSAMENTE,FORAM CONSTRUINDO SUAS ARQUTETURAS RÚSTICAS IMPERFEITAS E DESIGUAIS,CULMINANDO COM AS EDIFICAÇÕES,QUE SE TRANSFORMARAM EM , TABATINGA, CEILÂNDIA, SOBRADINHO,GAMA, PLANALTINA,SANTA MARIA,NOVA GAMA etc, Que foram sendo Edificadas PAULATINAMENTE.!
    INFELIZMENTE,SEM A Preocupação nem O”CONCURSO’” dos ENGENHEIROS E/OU ARQUITETOS, ENTRE OUTRAS QUE CRESCERAM E SE ESTICARAM, "SEM OS CUIDADOS OFICIAIS."! SEM O PRESTIMOSO”ADJUNTORUM” DA ARQUITETURA DOMINANTE,TERMINARAM POR CONSTRUIR CASAS,RUAS,VILAS,FAVELAS,FRUTOS DESSA IMPROVISAÇÃO DE “CIDADES SATÉLITES,ONDE A IMPERFEIÇÃO É GRANDIOSA E DESIGUAL, COMO HUM CINTURÃO MALDITO QUE SE ACERCA AO TERRITÓRIO OFICIAL.! HUM CINTURÃO NÃO OFICIAL NO ENTORNO DE BRASILIA .!
    COMO SE VÊ, A PREOCUPAÇÃO DOS QUE ARQUITETARAM A CAPITAL FEDERAL ,ERA TANTA, QUE NÃO HOUVE TEMPO PARA PENSAR NOS QUE TINHAM CONSTRUIDO A FERRO,A SANGUE E SUOR, AQUELAS MARAVILHAS INPONENTES, TÃO LOGO,FOSSE TERMINADA A NOVA CAPITAL FEDERAL.! (Não tiveram a menor preocupação com Os Futuros vizinhos..!Olha só no que deu...!!!!!!)
    Aqui me volto a dizer também,que ,por mais imponente que seja hum ARQUITETURA,..., MAIS IMPORTANTE SERÃO AS PESSOAS QUE Nela Residam:!!Por isso BRASÍLIA COM TODOS OS SEUS PERCALÇOS, NÃO DEIXARÁ DE SER HUM LUGAR NO PLANALTO CENTRAL QUE HABITARÃO, O GRANDIOSO, O PROFUNDO POVO MESTIÇO BRASILEIRO QUE CIRCUNDA Á SUA PRÓPRIA VERVE “CIRCUNFERENCIAL”!

    ResponderExcluir